Periodontia

Peri= ao redor

Odonto= dente

Especialidade que trata as estruturas que circundam os dentes. Tais estruturas são responsáveis pela sustentação do dente e proteção desses tecidos. Além disso, o periodonto também tem função sensorial e é através dela que adequamos a força da mastigação.

As doenças periodontais mais comuns são gengivite e periodontite.

– Gengivite: inflamação causada pela presença de placa bacteriana, limitada à gengiva. Seu tratamento é fácil: realizando-se uma profilaxia, correta escovação e uso de fio dental, a doença tende a regredir.
Os principais sinais são sangramento gengival durante a higienização, alimentação ou espontaneamente, além de inchaço e vermelhidão na região.
Caso não tratada, pode evoluir para periodontite.
– Periodontite: não se limita apenas à gengiva, atingindo também os tecidos de sustentação dos dentes. Devido à infecção, o osso ao redor dos dentes vai sendo reabsorvido. A gengiva pode formar bolsas periodontais, que aumentam o acúmulo de placa bacteriana. O tratamento, que consiste na raspagem das regiões afetadas, é extremamente importante, pois a doença pode evoluir para a perda dentária.
Alguns sinais podem ser observados, como amolecimento e mudança de posição dos dentes, mau hálito e gosto ruim na boca.
Atenção para os fatores de risco da doença periodontal: fumo, diabetes e genética.

A periodontia também é responsável pelas cirurgias gengivais, como o recobrimento de uma raiz exposta devido a uma retração da gengiva e correção de sorriso gengival, que é a remoção do excesso de gengiva.